Transformações da Paisagem – Exposição na SNBA

Na  presente exposição, são apresentadas duas series de pinturas cuja matriz comum é o tema da paisagem. Na primeira serie, através de um processo de colagens de material previamente preparado são construídas composições de paisagens inexistentes e informais, mas sem qualquer compromisso com a abstração. Contudo, de forma mais, ou menos analítica ou sintética encontramos elementos da paisagem; arvores, rochas, montanhas, etc que constroem a composição de forma a projectar a imaginação e os sentidos do observador para cenários paisagísticos que podemos associar a lugares inscritos na nossa memória e no nosso imaginário. Nalguns casos, o título atribuído pode influenciar a percepção do espectador a identificar um conteúdo que nem sempre é evidente ao primeiro olhar.

Na segunda serie de “ Transformações da Paisagem” a técnica utilizada é o pastel de óleo sobre papel, e também a aguarela nalguns estudos de pequena dimensão. Nesta serie os elementos da paisagem são desconstruídos e separados em peças que se sobrepõem ou flutuam no espaço recriando imagens improváveis e irreais, que por vezes sugerem movimento, mas que podem também permitir associações que não estão directamente relacionadas com a paisagem como geralmente a entendemos.

Nestas duas series de novos mundos a paisagem transforma-se utilizando a relação dos seus elementos básicos e recria novas imagens e arquitecturas.


Posted

in

by

Tags:

Comments

One response to “Transformações da Paisagem – Exposição na SNBA”

  1. Filipe Vieira Avatar
    Filipe Vieira

    Boa noite,

    Muitos Parabéns pelo trabalho. Tomei conhecimento do mesmo no Antiquário Farnesina em Lisboa. Onde podemos encontrar mais obras suas e inclusive considerar a sua aquisição? atenciosamente, Filipe Vieira